terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nos Lábios de Vinho com João Camossa

«TRÊS TIPOS DE PORTUGUESES

Os Fuzeteiros são marinheiros, velejadores e caracterizam-se pelos excelentes barcos à vela que possuem, rapidíssimos, os mais rápidos do mundo; guardam os segredos das velas. Encontram-se em toda a costa algarvia e costa alentejana, até Sesimbra. Na Ericeira e em Paço de Arcos há uma variante deles que são os Jagotes.

Os Aveiros são os que fazem a ligação dos homens do mar com os almocreves, são os armadores da pesca ao atum e da pesca ao bacalhau. São oriundos de Ílhavo (Aveiro) e distribuem-se por toda a costa a norte de Lisboa (Peniche, Nazaré, Figueira, Aveiro, etc.), o último núcleo deles é em Portugalete, perto de Bilbao, no Golfo da Biscaia. As suas embarcações não têm vela, são aguçadas nas pontas, deslocam-se a remos e são puxadas por animais em terra.
No Algarve há dois núcleos deles, um em Olhão e outro em Lagos; geralmente consideram-se gente fina e não se misturam com os Fuzeteiros (pescadores, gente do mar), pois eles não são pescadores nem marinheiros, são armadores e capitães.

Os Poveiros não têm embarcações mas são embarcados que auxiliam na pesca e há-os muitos para o norte...»

Palavras retiradas no decorrer de uma conversa de
Francisco Moraes Sarmento e Nuno cavaco com
João Camossa
(café do Bairro Alto na noite de 22 de Julho de 1991)

Sem comentários: